Sim, a Record pode deixar de exibir Os Mutantes. Calma, não fiquem desesperados, a emissora não pretende fazer isso (mas, no caso, ela tem esse poder). Porém, o motivo de eu estar falando isso é um comentário que recebi do leitor "Coisas" dizendo que acha que a Record iria tirar a novela do ar, e que não quer que isso aconteça.
Nem ele e nem nós aqui do blog desejamos que isso aconteça, mas a audiência da reprise da novela realmente é preocupante. Terminou essa semana com média geral de 5 pontos, o que é baixo. Já perdeu para a Band e chegou aos 4 pontos em um dia, recorde negativo.
Certo, mas qual é a possibilidade de a novela sair do ar com esses índices? Pouca. É que na primeira temporada também foi assim, os índices foram baixos logo no início e depois cresceu com a entrada da ilha (cheia de mutantes novos, ferozes e que agitaram tudo). É conveniente à Record esperar, não é? E eu acho que a audiência subirá, sim. E, apesar de baixa, não é excessivamente baixa. Quero dizer, estamos a salvo de ter a novela fora do ar
Se a audiência descer mais, por exemplo, chegar a 2 pontos e a colocações muito baixas (exemplo: ficar atrás de pequenas emissoras), a Record pode deixar de exibir, sim. E emissora já tirou uma novela do ar. Isso aconteceu com a reprise de Essas Mulheres, que em sua exibição original teve altos índices, mas, na reprise deixou a emissora com 3 pontos, em quinto, oitavo lugar. A Record, o que fez?: tirou a novela do ar sem mais nem menos. Melhor dizendo, deu uma justificativa, que foi essa:
[...] A decisão foi tomada em virtude do comportamento dos índices de audiência que a reprise estava registrando. Os índices estavam comprometendo as estratégias de audiência da emissora. [...].
O fato é que a audiência de Os Mutantes tende a subir, então, apesar de baixa nesse momento, não há muitos motivos para se preocupar.