CENA 21. RUA. EXT. DIA
PESSOAS CORREM
BATISTA DE CARRO, NO MEIO DO ENGARRAFAMENTO.
BATISTA — As previsões pro trânsito nas grandes cidades são sinistras. Dizem que alguns lugares vão simplesmente parar, dar nó, até 2020. Ninguém mais vai poder andar. Putz, meu, acredita numa coisa dessas. E não é só
BATISTA SAI DO CARRO PRA VER O QUE ESTÁ ACONTECENDO LÁ NA FRENTE. ELE VÊ ARI QUE VEM CORRENDO PELA RUA, APAVORADO, NO MEIO DOS FIGURANTES.
BATISTA — (CHAMA E ACENA) Seu Ari! Seu Ari!
ARISTÓTELES — Batista! Graças a Deus!...
ARI CHEGA PERTO DE BATISTA CORRENDO.
BATISTA — O que tá acontecendo, seu Ari? O senhor não devia correr assim, acabou de passar mal do coração e... (ESPANTO E PAVOR) Meu!...
INSERIR EFEITO: APARECE DINOSSAURO RUGINDO.
CORTA PARA
CENA DE ARQUIVO. ILHA. EXT. DIA
CENA 22. CANTO DENTRO DA CAVERNA. TENDA EXT . DIA
TONI E CLEO ESTÃO AMARRADOS, PRESOS POR FORMIGÃO E PELOS HOMENS-FORMIGAS. RAINHA FORMIGA CHEGA LINDA E MARAVILHOSA E SE DIRIGE A ELES.
RAINHA — Humanos! Parece que uma horda de vocês resolveu invadir as profundezas da terra e desembarcar no meu reino.
FORMIGÃO — Minha rainha, nobre senhora das profundezas, estou esperando apenas sua ordem para executá-los. Basta apenas uma ordem e logo eles serão transformados em ex-humanos.
CLEO TENTA SE DESVENCILHAR DAS AMARRAS E SE DIRIGE A RAINHA
CLEO — Clemência, senhora, clemência! Nós somos pessoas do bem. Perdoe-nos se invadimos seu reino. Não fizemos por mal. Estamos apenas perdidos. Não queremos criar problemas para a senhora e seus súditos.
RAINHA — Alguém te autorizou a falar, humana insignificante? Por acaso eu te dei a palavra? Eu podia mandar cortar tua língua, sabia? Mas não vou fazer isso. E sabe por quê? Porque hoje eu estou em estado de graça, me sentindo realmente soberana.
CLEO — (FALSA) Obrigada, soberana, pela sua clemência e compreensão.
RAINHA — Cala a boca, humana. Por que será que as mulheres da superfície são tão falantes e cheias de si? (ENCARA TONI) Prefiro os homens. Eles são calados e discretos. Não é meu rapaz?
TONI — Posso falar, soberana?
A RAINHA ABRE UM SORRISO SENSUAL E ACARICIA O ROSTO DE TONI.
RAINHA — Você já está falando e sua voz máscula me soa como uma suave e maviosa melodia, meu rapaz.
CLEO E TONI SE OLHAM SURPRESOS.
TONI — Pois é, excelência. Nós queremos voltar à superfície... Voltar para nossa casa... Estamos perdidos, mas com a sua ajuda podemos voltar para a terra... Para o nosso reino.
RAINHA — Você nunca mais vai voltar para o seu reino. O seu reino agora é esse. O seu reino é o meu reino. Quero expandir o meu território para além do subterrâneo e preciso gerar novos homens-formiga. Preciso procriar, entende? E para procriar vou precisar de um ser humano macho.
CLEO E TONI SE OLHAM ASSUSTADOS
RAINHA — Que cara é essa? Imagino que você entendeu o que eu quis dizer. Se não entendeu, serei clara. Quero que você, humano formoso, seja o rei dos homens-formigas.
REAÇÃO DE TONI E CLEO
CORTA PARA
CENA 23. CELA DE BETO. INT. DIA
OBS. MESMA CELA QUE JÁ FOI USADA POR TAVEIRA.
TEMPINHO EM BETO, AINDA DESACORDADO. ELE ACORDA LENTAMENTE E OLHA EM VOLTA, UM POUCO SONOLENTO, ATÉ SE DAR CONTA QUE ESTÁ PRESO. BETO FICA PREOCUPADO.
BETO — Droga! Não acredito! Tô preso! O que será que fizeram com a Perpétua? (REPARA QUE ESTÁ SEM ARMAS) Levaram minhas armas... a pistola de dardos... E agora?
BETO SE LEVANTA E ANDA NA CELA, ENCAFIFADO. OUVIMOS O SEU PENSAMENTO EM OFF.
BETO — (OFF) O que será que aconteceu? Não lembro direito... Acho que vi a Maria... depois eu apaguei... Não, não pode ser. Deve ter sido coisa da minha cabeça... tô ficando louco! A Maria nunca teria atirado em mim...
NESSE MOMENTO, SLOW NA CHEGADA DA SAMIRA, QUE APARECE DIANTE DELE, DO OUTRO LADO DA CELA. SLOW
BETO — Maria?!... É você?
PORTA SE ABRE. SAMIRA ENTRA CORRENDO E ABRAÇA BETO, FELIZ. BETO NÃO FAZ FESTA, ESTÁ DESCONFIADO.
SAMIRA — Claro que sou eu, Beto! Que saudades! Você tá bem? (SAI DO ABRAÇO, DESAPONTADA) Que foi? Parece que não tá feliz em ver.
BETO — Se você é mesmo a Maria, por que atirou em mim?
CORTA PARA
Blog Oficial de Thiago Santiago
Nenhum comentário:
Postar um comentário