segunda-feira, 26 de abril de 2010

Crítica: a primeira temporada foi a melhor

Oi, pessoal!

Vou hoje fazer uma análise da qualidades das três temporadas que tivemos. Delas, eu arrisco dizer que a que vem a ser reprisada é a melhor. E isso ocorre muito. Pegue várias trilogias de filmes, por exemplo, e compare-os. O primeiro costuma ser sempre o melhor.


Casamento de Marcelo e Maria, na segunda temporada

Mas, no caso específico das temporadas de Tiago Santiago, vou dizer por quê. Vejam bem: a segunda temporada envolveu muita ação, e tentou impressionar demais. Não conseguiu. O excesso de pessoas sendo abduzidas, mutantes novos (que muitas vezes apareciam e desapareciam) foi misturada com triângulos, quadriláteros (e outras figuras geométricas a mais) amorosos. Por exemplo: o caso de amor de Tarso, Luna, Ísis e Gaspar. Foi cansativo. Outro núcleo que não conquistou foi o de João Ricardo e Sandra. O marido dela virou vampiro e passou a atacar Batista frequentemente, com quem Sandra passou a ter um relacionamento. Há, claro, muitos outros personagens. Foi a temporada que, inclusive, contou com o maior número de personagens e isso confundiu o público. Em suma, a temporada teve pontos bons, mas suas falhas foram personagens ao excesso e histórias que fugiam do tema.

O casal Sofia e Amadeus estrelaram a terceira temporada

Agora vamos à terceira temporada. Eu vou explicar por que parei de assistir. Simplesmente não gostei do geral da nova história, da exagerada Sofia, interpretada muito mal. E desculpem-me por Renata Dominguez. Seu envolvimento com Amadeus não convenceu. A escola de mutante não me agradou. A classe misturava a Clarinha, de 10 anos, com o Lúcio, provavelmente com mais de 18 anos. Continuou a história com casais chatíssimos, como Ricardo e Isabel, se não me engano. Mas a terceira temporada foi pior que a segunda temporada. Isso porque o público perdeu a referência: os atores principais saíram (Marcelo e Maria), a história construída desde a primeira temporada foi totalmente modificada. Promessas de Amor não foi a continuação de Os Mutantes. Esse foi o erro. A trama foi só uma nova versão.

Marcelo e Maria, na primeira temporada

E por que a primeira temporada foi tão boa? O primeiro, provavelmente, pelas novidades e pela condução da história. A história tinha dois focos, que foram se desenvolvendo ao longo da trama: o primeiro era o casal Marcelo e Maria. O segundo era a história dos mutantes. Os primeiros mutantes eram Clarinha, Ângela, Ágata, Aquiles e Vavá. E o mais curioso é que alguns deles foram mostrando suas habilidades somente ao longo dos capítulos, permitindo que quem assistisse fosse analisando e quisesse conhecer mais de cada um deles. Depois, o pessoal de casa conheceu uma misteriosa ilha, onde atacavam mutantes perigosíssimos, como Felina e Vlado. Que saudades do início da ilha. Cada dia NÃO era um mutante novo, era a gente conhecer a fundo um pouquinho de cada mutante. Já Marcelo e Maria foram um belo casal, enfrentaram perseguições e o caminho até o beijo deles foi longo.

E vocês, o que acham? Qual foi a melhor trama? Dê Sua Opinião! A gente vai continuar nesse assunto em uma próxima matéria, a partir dos comentários de vocês.

3 comentários:

Yasmim F. disse...

Concordo plenamente, a primeira temporada foi a que eu mais gostei e sinto falta a segunda, mais ou menos, tinha muita gente, agora a terceira foi uma bosta, o que tinha de legal, que era o marcelo e a maria, sairam não teve mais graça.

Alexaaandree disse...

Eu gostei muito da 1º Temporada
Foi a melhor..
A 2º quando colocaram aliens e essas coisas ficou meio chata...

E agora a 3º, quando foi mudada para Mutantes - Promessas de Amor ficou beeeem melhor... gostei mais que a 2º
=]

Qndo fiquei sabendo que a novela voltaria para o ar, vim direto ver ser era verdade... Ahh que maravilha

Marcone disse...

Promessas de amor foi melhor :)