sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Danilo e Bené no teatro-escola; leia SCRIPT


CENA DE ARQUIVO. VISTA AÉREA. SÃO PAULO. EXT. DIA
CENA 20. TEATRO-ESCOLA.INT. DIA
DANILO E BENÉ ENTRAM, FASCINADOS COM O AMBIENTE. OBS. DIREÇÃO: VAMOS LEMBRAR SEMPRE QUE BENÉ VOLTOU MUDADO, NÃO DÁ MAIS PINTA. SÓ DANILO É AFETADO. ELES COCHICHAM VENDO QUE NIL ESTÁ SENTADO, NUMA CADEIRA NA PRIMEIRA FILA DA PLATÉIA.
VÁRIOS ALUNOS E ALUNAS (FIGURANTES - DE 18 A 30 ANOS DE IDADE, POR FAVOR, ALUNAS E ALUNOS) ESTÃO NO PALCO, EM SILÊNCIO, NUMA RODA. DANILO COCHICHA COM BENÉ. UM FALA NO OUVIDO DO OUTRO, BAIXINHO, SUSSURRANDO.
DANILO - Que tudo! Adoro teatro, adoro arte! O Nil Carvalho tem mesmo uma Escola de Artes Cênicas do maior gabarito!
BENÉ - Um lugar fascinante, onde a arte tem o espaço que merece, e tudo fruto do trabalho duro do Nil. Tô pensando em me especializar em História da Arte, traçar um panorama histórico das artes cênicas, aqui em São Paulo, desde Oswald de Andrade, até a atualidade, passando pelos grandes encenadores...
DANILO - É interessante, Bené! Olha quantos alunos! A escola de teatro tá bem movimentada! Tudo! Adoro!
ELES PARAM, AFASTADOS, NAS CADEIRAS DA PLATÉIA, PARA ASSISTIR UM POUCO O MOVIMENTO NO TABLADO.
NEWTON - (LEVANTA-SE) Muito bem, depois desta pequena pausa para concentração e consciência da respiração... vamos a uma pequena leitura de texto.
NIL SE COLOCA NA RODA, COM LIVRO DE ISADORA DUNCAN, "MINHA VIDA", NAS MÃOS.
CAM. PASSEIA LENTAMENTE SOBRE ROSTOS ATENTOS DE ALUNOS E ALUNAS DE ARTES CÊNICAS, COM MALHAS, ALGUNS RAPAZES DE CAMISETA SEM MANGAS, MENINAS DE COLLANT, COM MALHA. TODOS DE ROUPAS PRÓPRIAS PARA EXERCÍCIOS. É UMA AULA DE EXPRESSÃO CORPORAL, EXERCÍCIOS DE TEATRO. ESCUTAM NIL, SEM TIRAR OS OLHOS DELE.
NEWTON - Antes de começarmos os exercícios, vou ler um trecho de "Minha Vida", da grande bailarina Isadora Duncan, que revolucionou a arte da dança, no século XX!
DANILO - (BATE PALMINHAS, COCHICHA PRA BENÉ, NA PLATÉIA) Isadora Duncan! Tudo! Adoro!
NEWTON - (LÊ) "Eu passava dias e noites inteiras no estúdio, buscando aquela dança que pudesse ser a divina expressão do espírito humano, através do movimento corporal. Ficava horas e horas imóvel e estática com as duas mãos cruzadas sobre meus seios, cobrindo o plexo solar"...
CAM. DETALHA OLHARES DE ADMIRAÇÃO DE DANILO E BENÉ.
CAM. VAI PARA NIL, QUE CONTINUA A FALAR:
NIL - (CONTINUA A LER) "Minha mãe se assustava ao me ver tanto tempo imóvel, como num êxtase, mas no fim eu pude descobrir a fonte central de todo movimento, o caráter da potência criadora, a unidade de onde nasce toda classe de dança"...
BENÉ - (COCHICHA) Uau! Ele vai falar agora a grande descoberta da Isadora Duncan: a fonte de todo movimento é espiritual.
DANILO - (COCHICHA) Jura?
BENÉ - Escuta só pra você ver...
CORTA PARA

Nenhum comentário: