terça-feira, 16 de setembro de 2008

A história da Kaspar Hauser

A mitologia grega foi uma fonte importante para Tiago Santiago escrever sua novela. Com vários personagens inspirados na mitologia, Tiago também se inspira numa história de vida real para compor Gaspar. A história de Kaspar Hauser, um garoto que ficou trancafiado por 15 anos e não sabia falar, está presente na novela, dando vida á Gaspar. Quer ler a triste história de Kaspar Hauser? Veja abaixo:

Kaspar Hauser (provável 30 de Abril de 1812 – 17 de Dezembro de 1833 em Ansbach, Mittelfranken) foi uma criança abandonada, envolta em mistério, encontrada na praça Unschlittplatz em Nuremberg, Alemanha do século XIX, com alegadas ligações com a família real de Baden.

Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contato verbal com nenhuma outra pessoa, fato esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contato com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.

Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza. Não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano

Entre as idiossincracias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notadamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música.

Hauser foi assassinado com uma facada no peito, em dezembro de 1833, nos jardins do palácio de Ansbach. As circunstâncias e motivações ou autoria do crime jamais foram esclarecidas, apesar da recompensa de 10.000 Gulden (c. 180.000,00 Euros) oferecida pelo rei Luís I da Baviera.

A sua história foi representada no filme de Werner Herzog, "Jeder für sich und Gott gegen alle" (em língua portuguesa, "Cada um por si e Deus contra todos"), de 1974, lançado no Brasil com o título "O Enigma de Kaspar Hauser".

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei apenas com uma dúvida, se o Gaspar é apenas um mutante, porque ele falou em uma língua estranha como se estivesse falando com outra pessoa e porque os olhos dele brilharam?? Será apenas maluquice da parte dele?

Marcinha Vitória disse...

A HISTORIA DE KASPAR HAUSER, E BEM DIFERENTE DA DI GASPAR, POIS, O GASPAR DEVE TER SIDO PERSO, POR CAUSA DOS PODERES DELE, E O KASPAR, SO POR MALDADE DOS RESPONSAVEIS POR ELE, MAS SE O GASPAR, NÃO E UM ET, PQ ELLE FALOU UMA LINGUA DIFERENTE E PQ OS OLHOS DELE BRILHARAM QUE NEM OS DA JULI QUANDO ELA VIRA UM ET, OU SEJA QUANDO OS OLHOS DELA ESTÃO FICANDO PRETOS, VCS PODEM ME RESPONDER?