segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Biografia de Taumaturgo Ferreira, o Batista

O ator Antônio Taumaturgo Soares Ferreira, conhecido por Taumaturgo Ferreira, nasceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1956.
"Hamlet" (1984)
Direção: Márcio Aurélio.
No elenco, Celso Frateschi, Ester Góes, Edson Celulari, Mayara Magri, Sérgio Mamberti, Chico Martins, Carlo Briani e Taumaturgo.

Antes de ser ator, Taumaturgo Ferreira trabalhou como vendendor de camisetas, office-boy e vendedor de livros.
"Anos Dourados" - 1986

Seu primeiro trabalho como ator foi na novela "As Divinas e Maravilhosas", de Vicente Sesso e direção de Oswaldo Loureiro.
"Anos Dourados" - 1986

Na mesma época, Taumaturgo Ferreira participou da montagem de "Um Bonde chamado Desejo", peça de Tennessee Williams, com o grupo de teatro amador do Club Athletico Paulistano.
"Top Model" (1989)
Participou do curso de teatro Macunaíma, na Casa Mário de Andrade, ministrado por Sylvio Zilber, e, no final de 1979, recebeu um convite para trabalhar em "Cara a Cara". Taumaturgo Ferreira permaneceu durante cinco anos na TV Bandeirantes de São Paulo, onde fez diversas novelas antes de ir para o Rio de Janeiro.
"Renascer" (1993)

No teatro, trabalhou em peças como "Lua de Cetim" e "Hamlet". Um de seus maiores sucessos foi "Dores de Amores", em 1989.
"Colégio Brasil" (1996)

No cinema, Taumaturgo Ferreira teve atuações na década de 80 em "Um Trem Para as Estrelas", de Cacá Diegues, e "Kuarup", de Ruy Guerra, ambos selecionados no Festival de Cannes.
"O Cravo e a Rosa" (2000)

Na TV, também participou das novelas: "Cidadão Brasileiro", "Celebridade", "A Padroeira", "O Cravo e a Rosa", "Andando nas Nuvens", "Chiquinha Gonzaga", "Labirinto", "Dona Anja", "Colégio Brasil", "A Idade da Loba", "Renascer", "Araponga", "Top Model", "Mandala", "Hipertensão", "Anos Dourados", "De Quina pra Lua", "Grande Sertão: Veredas", "Casa de Irene", "Sabor de Mel", "Os Imigrantes" (terceira geração), "Os Imigrantes" (segunda geração), "Rosa Baiana" e "Pé de Vento".
"Celebridade" (2003)

O ator conta que para conseguir entrar para a televisão, assediou durante algum tempo o ator Luiz Gustavo, trabalhando como seu "secretário".
"Cidadão Brasileiro" (2006)

Em 2007, Taumaturgo Ferreira esteve no elenco da novela "Caminhos do Coração" e, em 2008, o ator continua no elenco de "Os Mutantes", dando sequência à novela "Caminhos do Coração".
"Mutantes" - 2008

Nenhum comentário: