terça-feira, 23 de setembro de 2008

Mudando de Assunto:Record,TV de primeira




Assisti a nova chamada da Record em comemoração ao aniversário da rede e também lançando a programação especial de final de ano. Seria uma luz no final do túnel?
Todos sabemos que a emissora estava crescendo de forma até fora do comum, conquistando principalmente o público descontente com o SBT de Silvio Santos. Foi investindo em jornalismo, novelas e tudo mais. Cresceu merecidamente até o ponto em que, devido a uma febre por crescer ainda mais e se distanciar do SBT, acumularam besteiras.



Agora vem esse pacote com novidades. Tem quadros novos para a maioria das produções, como Hoje em Dia, Tudo é Possível, Show do Tom, Domingo Espetacular e principalmente para o Programa da Tarde, que há tempos precisa voltar a ser um programa de verdade.
Tem uma série própria, inclusive. Pacotes com super produções do cinema. Enfim, um monte de coisa. O que eu espero de tudo isso: que façam bom uso.
Pouco tempo atrás tornaram o Programa da Tarde algo decente, com quadros próprios, chamaram o Olivier, ganhou platéia e tal. A audiência caiu e a atração de Maria Candida voltou a ser uma colcha de retalhos, veiculando matérias repetidas e pegadinhas. Chegam quase a reprisar o Show do Tom inteiro, por exemplo.



Espero, especialmente, que essa série não descambe para a exploração de tiroteios, como aconteceu em Vidas Opostas e A Turma do Gueto. Acabaram usando de muita violência para fazer a audiência subir. O Marcílio Moraes, autor da nova série, sabe fazer um produto bom sem precisar apelar, vide Essas Mulheres. É só a sede por índices maiores não falar mais alto.
É bom também, para fazer jus ao slogan "TV de primeira", parar de oferecer carne de segunda. É preciso aprender a separar o jornalismo do sensacionalismo; se colocar um produto no ar, é necessário respeitar o telespectador, vide as séries Dawson´s Creek, Heroes e Mulher Biônica, anunciadas a exaustão e que ou mudaram de horário ou saíram do ar. Outro exemplo é a novela Essas Mulheres, já citada, que foi rifada em sua reprise por falta de audiência.



A faixa da tarde é outra que nunca se sabe ao certo o que vai passar. O Show do Tom sambou da terça para o domingo a tarde, seguido do domingo a noite e agora sábado a noite. Se decidam.
É isso. É de encher os olhos essa nova chamada, tem muita coisa bacana ali. Mas de nada adianta uma boa embalagem se o que vemos dentro dela não tem a mesma qualidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o Lucas Andrade, sobre a chamada da Record. Sabemos que a Record precisa abrir bem os olhos e se dedicar ao máximo para atingir a meta que tanto querem (eu também quero), a Liderança da tevê Brasileira.