segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Veja publica matéria sobre as falas sinistras de Os Mutantes



A Revista Veja publicou uma matéria sobre os seres de outro mundo de Os Mutantes, confira:

Recentemente, registrou-se o seguinte diálogo entre um policial e sua filha na novela Os Mutantes, da Record:

– Pai, o que é aquilo?

– É um óvni, minha filha. Sei disso porque, na minha preparação para agente da Polícia Federal, estudei sobre a possibilidade de aparição de seres extraterrestres.

– Será que eles vão abduzir a gente?

Essa conversa diz muito sobre o folhetim. Os Mutantes é uma tentativa de fazer ficção científica nas novelas. Abusa dos efeitos visuais. Lança o espectador numa ciranda muito louca que mistura engenharia genética com lobisomens, mitologia grega com ETs. Mas os diálogos... Bem, esses não perderam um traço típico das novelas ditas "normais": em nome da suposta necessidade de mastigar informações para o público, produzem-se obras-primas do humor involuntário. Além da conversa citada acima, já se disparou no ar que "a seleção natural das espécies favorece a evolução humana" ou que "não se pode colocar todos os mutantes no mesmo saco – alguns deles são pessoas maravilhosas". Nesta semana, a novela mostrará uma hecatombe. Incorporado à trama não muito tempo atrás, o núcleo formado por uma certa Rainha Formiga (Carla Regina) e seus filhotes amargará o extermínio. Morrem com eles diálogos como este: "Vocês, homens e mulheres formigas, podem até ser insensíveis. Nós, humanos, criamos relações de afeto com nossos filhos". Outros virão no lugar.

No momento, a ufologia é o tema em pauta na novela. Os ETs de aparência sujinha que o noveleiro Tiago Santiago batizou de "reptilianos" chegaram ao pedaço há duas semanas. Explica o noveleiro: "É um povo nômade que vai de planeta em planeta sugando os recursos naturais. Eles viviam em Marte, mas sua atividade não era percebida pelas sondas da Nasa porque se dava no subterrâneo". A maior revelação da nova fase da novela é que todos os mutantes foram concebidos pelos tais extraterrestres. Em breve, a salvação dos humanos dependerá de um herói enviado do futuro – a referência óbvia é o filme O Exterminador do Futuro. Santiago não nega a inspiração no sucesso de Arnold Schwarzenegger. E cita ainda fontes como o livro A Guerra dos Mundos, do inglês H.G. Wells. Como Os Mutantes só terminará em março de 2009 ("no mínimo", ameaça Santiago), é de esperar que muitas conversas do outro mundo venham por aí. Piedade, Record. Nós, humanos, temos relações de afeto com nossos filhos.

Nenhum comentário: