sábado, 13 de setembro de 2008

Lígia Fagundes fala da carreira, novela, vida pessoal e revela que ser mulher do autor não traz benefícios


Lígia Fagundes fala da alegria de ser mãe, dificuldades do início da carreira de atriz e revela que ser casada com autor não lhe abre portas

A carreira

A vocação para ser atriz surgiu aos 9 anos, quando ela fazia parte do grupo de teatro do colégio, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Hoje, Lígia Fagundes, 25 anos, pode ser vista na novela Os Mutantes – Caminhos do Coração, como a personagem Leonor, mãe do bebê mutante Lúcio, responsável por salvar a Humanidade. Casada com o autor da trama da Record, Tiago Santiago, ela garante que não tem vantagens por isso e conta um pouco de sua trajetória e planos de carreira.

Seu primeiro trabalho na televisão foi em A Escrava Isaura, também da Record, como Flor-de-Liz. Olhar para trás, quando deixou sua cidade em MG para morar sozinha, a fim de batalhar pela profissão não foi fácil. “Não é uma carreira fácil. Morando só, tive que trabalhar em outras coisas, como eventos, teatro-escola, teatro empresarial e, com isso tudo, ganha-se muito pouco, então, tive um período de vacas muito magras, fora os testes intermináveis e os vários ‘nãos’ que temos que escutar e aprender a lidar... Mas tudo serviu para meu amadurecimento” garante Lígia.


Brilho próprio
O fato de ser esposa do autor Tiago Santiago não lhe dá propriamente vantagens: “Acho que sempre temos de mostrar nosso melhor, independente das relações. Até porque, para conseguirmos trabalhar sempre nesse meio, não adianta ser bem relacionado. É preciso mostrar trabalho e dedicação. Afinal, a concorrência é enorme. Se eu não fizer bem meu trabalho, sempre terá alguém apto para fazer. Essa é a verdade”, opina a atriz.

No entanto, não há como negar que o relacionamento profissional com o maridão é o melhor possível. “Há uma troca muito boa, já que podemos sempre conversar a respeito dos personagens, dos diferentes tipos de interpretação. Conversamos muito sobre o caminhar das histórias, o que está nas entrelinhas para ser mostrado, e a vivência que posso trazer para minha personagem. Ele, inclusive, me dá vários toques, já que tem muito mais experiência do que eu”, conta Lígia.

Mãe duas vezes
Com um filho na vida real, João Lucas, de oito meses, e outro na ficção, o bebê Lúcio, Lígia garante que concilia bem o papel de mãe e de atriz. “Não estou gravando mais que duas vezes na semana e conto com a ajuda da babá, e claro, do maridão, que é um super-pai presente. Então, vou gravar tranqüila, pois sei que ele está em ótimas mãos. Só fico morrendo de saudades”, confessa a atriz.

Nas horas de folga ela fica curtindo a cria. “Mas malho muito também. Adoro ver filmes, jantar com amigos. Estou num ritmo mais caseiro, por causa do João Lucas, e amo aproveitar essa fase dele de descobertas. Você passa a ver o mundo com outros olhos”, conta a mamãe coruja.

Nenhum comentário: