domingo, 24 de fevereiro de 2008

Efeitos especiais



Numa cena, Aquiles (Sérgio Malheiros) corre tanto quanto uma moto, se corta e se quebra, mas nada acontece. Tatiana (Letícia Medina) consegue explodir um teto de vidro só com a força do pensamento. Ângela (Julia Magessi) voa pelo céu de São Paulo. Na TV, tudo parece fácil. Mas os efeitos para lá de especiais de “Caminhos do coração”, que dão um charme extra à novela, acabam rendendo horas de trabalho para a produção.

Para aparecer em alta velocidade na pele de Aquiles, Malheiros corre sem parar numa esteira, enquanto um dublê ao lado finge acelerar uma moto, também num trilho. Já Lívia só precisa fazer força com os olhos para que Tatiana exploda o que vê pela frente. Mas a produção só implode maquetes e objetos. Com Julia Magessi não é diferente: as asas de Ângela ganham vida própria com a ajuda de cabos de aço. Algumas cenas levam até sete dias para ficar pronta.

A Record não economizou para que os efeitos especiais de “Caminhos do coração” fossem tão bons quanto os dos sucessos do cinema “X-Men” e “Harry Potter”. Todos os equipamentos empregados nas cenas foram importados e custaram alguns bons milhões de euros.

A atriz Bianca Rinaldi, 32 anos, gravou cena para a novela Caminhos do Coração (Record), em que sua personagem, a protagonista Maria, mostra que é uma mutante.

Na cena, em que Bianca é suspensa no ar por cabos, o delegado Taveira (Gabriel Braga Nunes) tenta dopar a acrobata, que consegue lutar contra ele, e derruba um vidro de clorofórmio.

--------------------=--------------------
uma matéria de: jader vinícius


2 comentários:

Matthaeus disse...

São os piores efeitos especiais que já vi. Não se comparam a outras séries de mutantes ou à filmes de mutantes. A record é muito páo dura. Não quis gastar dinheiro com efeitos especiais de qualidade. Acabou com a novela.

Luís Eduardo disse...

Os efeitos a novela realmente não são tão bons, mas é aceitável, pois é uma novela e, diferente de um filme ou série, deve ser entregue com um prazo muito curto. Mas a Record errou em algumas coisas, como as animações em CGI (computação gráfica), as texturas ficaram péssimas (da vontade de rir com o dinossauro e o lobisomens, os pelos deles são horríveis, e isso não é culpa do programa, pois o blender é gratis e faz aquilo de maneira ótima), a modelagem também é ruim (o dinossauro parece um boneco), a animações é pior ainda (parece tudo muito robótico e quando anda fica pior ainda), outro progrma grátis, como o blender, também faria isso ótimamente, além de outro que tem um excelente sistema de física, mas esse esqueci o nome. A montagem dos efeitos também é fraca, mas, apesar de tudo, a novela tem uns efeitos que merecem mérito, como a cena de Aquiles correndo. Não assisto a novela, só para avisar, então não posso citar mais.