domingo, 6 de abril de 2008

Tiago Santiago apresenta novos mutantes



No ano de 2004, depois participar como co-autor de seis produções da Globo, Tiago Santiago escreveu o remake de A Escrava Isaura para Record, inaugurando uma nova era de teledramaturgia na emissora. Depois disso, foi convidado para ser consultor da área na casa e foi responsável por mais dois folhetins, Prova de Amor e Caminhos do Coração.
No ar desde o dia 28 de agosto de 2007, a trama dos mutantes ganhou uma nova temporada, com o título provisório de Caminhos do Coração – A Evolução, que tem estréia marcada para o dia 2 de junho. A segunda fase da novela, no entanto, não continuará indo ao ar às 22h, mas sim às 21h, para concorrer com A Favorita, nova produção das 21h, da Globo, que começa a ser exibida no mesmo dia.

- A decisão foi no sentido de expressar mesmo o principal horário da televisão brasileira no momento em que a gente está com uma novela aquecida, uma novela de sucesso, contra uma novela nova da Globo [A F
avorita], tentar botar mais peso na balança aqui para o nosso lado, declarou o autor.

A versão atual de Caminhos do Coração vem registrado audiência média de 17 pontos no Ibope. No entanto, para a estréia de A Evolução a meta de Tiago é alcançar os 13 pontos, o que vier a partir daí, segundo ele, é lucro. Agora, se alcançar 15 pontos, a trama pode ganhar até uma terceira temporada.

Como consultor de teledramaturgia da Record, Tiago avalia as sinopses dos outros 39 autores da emissora. Nos bastidores da casa, rumores dão conta que os demais profissionais não estão satisfeitos com a autoridade conferida ao colega. Sobre isso, bem como o final de Caminhos do Coração e o que está por vir em A Evolução, o autor Tiago Santiago falou na entrevista exclusiva para o ESTRELANDO que você confere a seguir.

ESTRELANDO: Qual a principal diferença entre as duas temporadas da novela
?

Tiago Santiago: - São algumas diferenças, tem a do horário, que a gente vai entrar mais cedo. Então, com isso a gente vai resolver o problema de milhões de lares do Brasil onde hoje em dia as crianças quer
em dormir mais tarde para poder ver Caminhos do Coração.

ESTRELANDO: Aliás, o público infantil se tornou muito grande para Caminhos do Coração, não é?

Tiago Santiago: - Na verdade temos um público muito grande adulto também, o percentual do público infantil em Caminhos do Coração gira em torno de 25%, ou seja, 75% é o público adulto no atual horário. A gente acredita que isso vá aumentar, esse percentual de público juvenil, no novo horário que vai ser mais cedo. Agora, a gente não teve nenhuma perda de Ibope com as férias [...]. O nosso Ibope só aumenta, não cai não. A decisão foi no sentido de expressar mesmo o principal horário da televisão brasileira no momento em que a gente está com uma novela aquecida, uma novela de sucesso, contra uma novela nova da Globo [A Favorita], tentar botar mais peso na balança aqui para o nosso lado.

ESTRELANDO: Então a gente pode dizer que um dos principais objetivos é aproveitar que a novela está dando certo para bater de frente com a Globo?

Tiago Santiago: - É, isso é uma das intenções, é aproveitar exatamente esse sucesso para fazer concorrência ali o mais alto nível possível.

ESTRELANDO: E continuando assim na segunda temporada a novela pode se tornar u
ma espécie de série?

Tiago Santiago: - Se continuar com esses números em volta de 20 que ela apresenta hoje, ela tem uma boa chance de emplacar uma terceira fase. Mas isso ainda é uma especulação, porque primeiro é preciso que esse sucesso se confirme nesse novo horário. Se der 15 pontos já vai ser um ganho de audiência para o horário da Record.

ESTRELANDO: Vocês estão começando com uma meta de audiência ou o objetivo principal é manter a audiência que vocês tem hoje no horário das dez?

Tiago Santiago: - A minha meta é de 13 para cima. Então de 13 para cima, a partir da estréia, acho
que tudo é lucro.

ESTRELANDO: Quando escreveu Caminhos do Coração você disse que queria superar Prova de Amor. E agora, qual seu objetivo fazendo a A Evolução?

Tiago Santiago: - Olha, na verdade a gente chegou a estar em patamares bem próximos aos de Prova de Amor, dando 17 de média por mês, chegamos a dar 19 de média em Prova de Amor. Caminhos do Coração superou Prova de Amor no número de capítulos e também vai superar no sentido de ter uma segunda fase. Então, meu objetivo no momento é que o sucesso continue, que cada vez a gente cresça, sempre.

Parte II: A História

Priscila Oliveira

ESTRELANDO: Na primeira fase você apostou em romance, mistério policial e criaturas fantásticas. E a segunda, no que se apóia?

Tiago Santiago: - É, mas agora o mistério policial vai mudar, porque não vai ser mais quem é o mandante, mas o mistério de Valente. Que é uma pessoa que tem um passado misterioso, que está com amnésia e o público não vai saber qual é a história dele, esse grande mistério de Valente vai ser o novo mistério da novela, ou seja, é o novo mistério da nova fase.

ESTRELANDO: No começo de Caminhos do Coração, ninguém sabia que existiam mutantes, eles só foram descobertos pelos outros personagens no decorrer da trama, quando eles começaram a ser caçados e outros refugiados. Agora, em A Evolução, que todos já sabem da existência deles, como começa a história?

Tiago Santiago: - Então, a sociedade já sabe da existência dos mutantes e eles passarão a ser perseguidos na próxima fase.

ESTRELANDO: E o que você pode adiantar de novidade?

Tiago Santiago: - Deixa eu ver o que eu posso te contar [risos], vai ter a história do Gaspar, que é um rapaz super inteligente que foi criado preso numa cela sem contato com nada da socieda
de humana, não sabe falar, não sabe nada sobre a sociedade humana, ele é totalmente virgem em termos de contato com pessoas. É um adolescente de 18 anos que tem uma história também que eu confio muito. A ilha vai continuar, vamos ter novos mutantes, o Nosferato, que cospe fogo, a Mulher Aranha, a Mulher Água.

ESTRELANDO: Os mutantes dessa nova temporadaserão mais poderosos do que os que conhecemos na primeira. Quais poderes eles terão agora?

Tiago Santiago: - Na verdade eu continuo entrando com mutantes novos ainda nesta temporada. Eu vou ter o Tarso, que é um adolescente que vai ter o poder de parar o tempo, o Tarso é
o filho do Batista [Taumaturgo Ferreira], será um ator de 18 anos que ainda vai ser escalado por testes. E ainda nessa temporada agora vai ter o homem gelo, que vai ter o poder de congelar as pessoas, ele tem genes de pingüim, o ator também já está sendo escalado.

Parte III: Os Personagens


ESTRELANDO: Quantos novos personagens entram nessa segunda fase?

Tiago Santiago: - Vou entrar com uns vinte novos personagens nesse primeiro momento. Em agosto devo ter mais uma renovação, em agosto deve sair mais gente da primeira fase. Eu vou fazer essa transição de forma gradual, então, na verdade só precisa ainda de algumas cenas que vão entrar nesse começo da próxima fase, mas eu ainda estou mais me dedicando a acabar de escrever essa fase atual,

ESTRELANDO: Quais personagens continuam?

Tiago Santiago: - 40 personagens vão continuar, então vamos continuar com Marcelo [Leonardo Vieira], Maria [Bianca Rinaldi], as crianças todas. Irma [Patrycia Travassos] e Ari [André Di Biase] continuam, Danilo [Cláudio Heirinch] e Lúcia [Fernanda Nobre] também continuam na fase de transição. Rodrigo [Ângelo Paes Leme] e Amália [Mônica Carvalho] também. Batista, que é o Taumaturgo Ferreira, continua.

ESTRELANDO: E a Ítala Nandi, a Doutora Júlia, o que acontece com ela?

Tiago Santiago: - Ela vai sair na fase de transição. Ela vai tomar uma poção rejuvenescedora e nesse processo de rejuvenescimento vai se transformar numa atriz 30 anos mais jovem.

ESTRELANDO: Pode ser a Paloma Duarte?

Tiago Santiago: - A Paloma é uma grande atriz, qualquer autor gostaria de tê-la em seu elenco. Paloma está fazendo um filme, Paloma está em processo de renovação de contrato com a Record. É um nome possível, que eu adoraria ter, mas ainda é, por enquanto, só uma especulação, não tem nada certo. Na verdade, não tem nada certo ainda de quem vai fazer a próxima fase, estamos ainda em fase de convites, buscando quem pode fazer, que está com a agenda que possa se encaixar para esse novo projeto agora.

ESTRELANDO: O núcleo central continua entre a Maria e o Marcelo?

Tiago Santiago: - A Bianca Rinaldi [Maria] vai fazer um segundo personagem, ela vai fazer gêmea dela mesma, é um dos ganchos do final da novela. Ela descobre que tem uma mulher guardada no cofre secreto da Doutora Júlia [Ítala Nandi], que é um andar subterrâneo dentro do laboratório secreto na ilha e numa das celas, que são as celas mais seguras, está uma irmã gêmea da Maria, a Samira. A Samira terá o poder de absorver os poderes das outras pessoas. Isso acontece no último capítulo da atual fase e vai se desenvolver essa história da gêmea a partir do primeiro capitulo da nova fase.

ESTRELANDO: E o Marcelo Serrado pode entrar como um dos protagonistas da trama?

Tiago Santiago: - Isso é uma idéia que não foi descartada, mas nós temos de ver ainda, porque ele tem uma agenda complicada de teatro e de cinema que talvez não seja possível conciliar. Apesar de ter muita vontade que ele fizesse um dos papéis, talvez não seja possível, mas ele foi convidado para participar.

ESTRELANDO: Antes de estrear Caminhos você conversou com nomes fortes da Globo, como Fernanda Montenegro. Está sondando globais para a segunda temporada da novela também?

Tiago Santiago: - Eu estou sondando gente que já passou pela Globo, que já teve contato com a Globo, genterealmente forte no mercado, eu não posso te adiantar nada porque toda vez que a gente adianta alguma coisa a Globo vai lá e faz como fez com a Fernanda Montenegro e a Marilia Pêra. Mas também, na época a gente não conseguiu trazer Fernanda Montenegro e Marilia Pêra, mas trouxemos Patrycia Travassos [Irma], trouxemos André Di Biase [Ari], Cássio Scapin [César], Paulo Nigro [Toni]. Muita gente boa veio. Eles fizeram dois gols quando tiraram a Fernanda e a Marilia da gente, mas depois a gente fez uns 30 em cima deles. A gente tem um elenco muito forte realmente em Caminhos e vamos continuar tendo um elenco muito forte agora na próxima fase.

Parte IV: Os autores


ESTRELANDO: Você está terminando de escrever uma novela, começando a escrever outra e é consultor de teledramaturgia da Record. O prestigio que você conquistou dentro da emissora gera mal-estar entre os outros autores?

Tiago Santiago: - Olha, eu inaugurei esse núcleo de teledramaturgia em 2004 com a minha adaptação de A Escrava Isaura, a partir daí, foi por causa desse sucesso que eu fui contratado como consultor de teledramaturgia da Record. Como consultor eu incentivei e ajudei a intermediar a vinda de Marcilio Moraes, Lauro César Muniz, Ana Maria Moretzsohn, que me ligou muito e eu fiz muito para trazê-la para cá junto ao Honorilton Gonçalves [vice-presidente artístico], e muitos outros autores, hoje somos 40 autores. Temos autores do nível de Doc Comparato, Luiz Carlos Macieira, Antonio Carlos da Fontoura, Emilio Boechat, muita gente muito boa que veio aí para Record viver esse núcleo de teledramaturgia sólido. A Record é a segunda emissora, de 2004 para cá ela se tornou a segunda emissora, ela tem praticamente o dobro da audiência do SBT, já tem a metade da audiência da Globo, os números atestam a qualidade do trabalho que está sendo feito. Eventualmente, um autor ou outro se sentirá aborrecido, e eu não posso fazer nada em relação a isso.

ESTRELANDO: Qual a sua interferência no trabalho deles?

Tiago Santiago: - Agora, também, eu não tenho nenhuma interferência, o que eu faço é ler sinopses e elaborar uma avaliação, um parecer, que na verdade será utilizado por várias pessoas na Record, porque para uma novela ser exibida ela tem que ser discutida por muita gente, eu não tenho poder de decisão. Quem tem poder de decisão é o vice-presidente artístico da emissora, que é o Honorilton Gonçalves. Eu sou apenas uma das muitas pessoas que entram na discussão de qual novela deve ir ao ar, qual não deve ir ao ar, qual deve ser o autor que deve escrever. Então, eu estou só fazendo o meu trabalho, não vou discutir o trabalho dos meus colegas em público porque não acho isso correto, toda essa discussão, toda a minha avaliação foi de âmbito interno, pretendo que continue assim, não quero alimentar essa polêmica. Fiquei muito desgostoso de ver certas declarações que andaram saindo aí no jornal, entendeu, inclusive de gente que eu ajudei a trazer para a Record, e que hoje em dia não gostaria de ser avaliada por mim, mas enfim, eu sou contratado para isso até 2011.

fonte: estrelando

----------------------=----------------------

uma matéria de: Jader Vinícius

Um comentário:

Anônimo disse...

eu tenho um sonho em ser ator
meu nome é gillian
moro em teresópolis
tel:2741-2235