quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Confira entrevista com Tiago Santiago


Tiago Santiago responde algumas perguntas... Confira!


A inspiração dos personagens veio mesmo da mitologia grega? Você estudou muita mitologia anteriormente, ou foi se aprofundar mais no assunto para a novela?

Tiago Santiago - A novela é inspirada em mitos e lendas, de modo geral, não só na mitologia grega, ainda que esta tenha também seu papel importantíssimo na novela, p.ex: o afastamento de Marcelo e Maria foi inspirado na "Odisséia", de Homero. Na verdade, é muito mais uma criação original minha que uma recriação da mitologia grega. Eu me utilizo de temas míticos recorrentes, encontrados em diversas culturas, como o poder de curar, a força descomunal, a metamorfose, as quimeras (misturas de homens e animais), invisibilidade, telepatia, lançamento de raios etc. Sou sim fascinado por mitologia, desde a infância, em grande parte por causa de Monteiro Lobato e também pela coleção da Abril Cultural, que merecia re-edição. No meu Mestrado em Sociologia, na UFRJ, estudei muito sobre o assunto, li autores como Wladimir Propp ("A Morfologia do Conto"); Levi-Strauss ("A Estrutura dos Mitos"); Jung ("Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo"); Joseph Campbell ("A Jornada do Herói"). Histórias de criaturas maravilhosas com poderes especiais existem em todas as culturas do planeta. Isto quer dizer que existe um fascínio universal da humanidade com este tema de super poderes.

Há inspirações claras também em Heroes, x-Man, Lost, não há?


Tiago Santiago - Vamos por partes. Já estava com sinopse pronta sobre mutantes quando soube da existência de "Heroes". O mote atual da novela - "salvar os bebês para salvar a humanidade" - é bem diferente do mote de Heroes - "salvem a líder da torcida, salvem o mundo". A trama da novela remete ao tema mítico que se pode ver, por exemplo, nos episódios bíblicos do salvamento de Moisés, no Antigo Testamento, e no sacrifício dos inocentes por Herodes e fuga da família sagrada para o Egito, no Novo Testamento. É o mesmo tema que se encontra também em "O Exterminador do Futuro". Quanto a "Lost", vi apenas alguns episódios. Esta história de ilha dos perigos também é mítica, aparece em diversas culturas, vide de novo a Odisséia ou a história de Gilgamesh. Sou fã de Stan Lee e suas fantásticas criaturas - X-Men, Hulk, Homem-Aranha - mas na verdade minha novela atual se inspira em dois romances de H.G.Wells - "A Ilha do doutor Moreau" e " A Guerra dos Mundos" - e na "Viagem ao Centro da Terra", de Jules Verne, e não em X-Men, Lost ou Heroes.


A divisão de combate a mutantes é muito x-man, não é?

Tiago Santiago - Acho completamente diferente. EM X-Men, a criação dos mutantes não tem origem em experiências científicas de alienígenas interessados em enfraquecer a humanidade para dominar o planeta Terra, como em "Os Mutantes Caminhos do Coração".


Você chegou a dizer em entrevistas que se inspirou também no universo do Gabriela Garcia Márquez. Inspiração em realismo fantástico, é isso?

Tiago Santiago - Citei Garcia Marquez, Monteiro Lobato, Jorge Luis Borges, Paulo Coelho, Jorge Amado, na literatura, e Dias Gomes, Janete Clair e Ivani Ribeiro, na teledramaturgia, apenas para mostrar como tem força a imaginação fantástica em nossa cultura. Na verdade, hoje estou mais para ficção científica que para realismo fantástico.


A inspiração para as gêmea boa e a gêmea má veio de Mulheres de Areia?

Tiago Santiago - Ivani Ribeiro criou o primeiro grande clássico da gêmea boa e da gêmea má em novelas brasileiras. É natural que seja lembrada sempre que alguém propõe o mesmo tema, ainda que Maria e Samira sejam muito diferentes de Ruth e Raquel.


Há também inspiração em Shakespeare em sua novela? Cite quais são?

Tiago Santiago - Sim. "A Comédia dos Erros" de Shakespeare brinca com as confusões criadas por gêmeos. Em "Os Mutantes" muita gente se engana ao ver Samira, pensando que é Maria. Na verdade, Ivani se inspirou em Shakespeare que se inspirou em "Os Gêmeos" do comediógrafo romano Plauto. Mark Twain também trabalhou com o tema em "O ´Príncipe e o Mendigo", que foi um dos clássicos que utilizei em "Prova de Amor".


Como você lida com as criticas?

Tiago Santiago - Lido muito bem com críticas, mas ainda lido mal com desrespeito e falta de ética. Não consigo ficar quieto quando vejo funcionários da Globo - Silvio de Abreu, Ricardo Waddington, Zeca Camargo - vindo a público tentar negar qualidade ao nosso trabalho na Record. Acho deselegante e anti-ético afirmar que o concorrente não tem qualidade, até porque quem está na concorrência não tem isenção para julgar. Se não tivéssemos qualidade, não estaríamos há um ano no ar, com 330 caps produzidos, média 16 (ao longo do ano) e picos de 29. Tenho segurança absoluta sobre a qualidade do trabalho desenvolvido na Record, com resultados excelentes desde "A Escrava Isaura", em 2004, e "Prova de Amor", em 2005, trabalhando com grandes diretores como Herval Rossano e Alexandre Avancini. "Caminhos do Coração" computou horas na liderança no horário das 22h. E "Os Mutantes Caminhos do Coração" tem a melhor média das últimas décadas, na Record, no horário das 21h. Tem também a melhor média nos primeiros 70 capítulos de qualquer novela produzida pelo Núcleo de Teledramaturgia da Record. Volto a dizer - como fiz em meu blog - que já concorri com Carlos Lombardi, Miguel Falabella, Beth Jhin, Roberto Talma, Wolf Maya, Marcos Paulo e outros, e nenhum deles foi deselegante comigo. Vou concorrer no ano que vem com a Gloria Perez e tenho certeza que vamos continuar amigos. Sei que nunca vou ouvir nada anti-ético da parte da Gloria, porque é uma pessoa de excelente caráter, que jamais criticaria um colega que está na concorrência.


Os nomes dos personagens é você mesmo quem dá?

Tiago Santiago - Sim. Uma vez ou outra, aceito sugestões de meus colaboradores.


Vendo a novela tenho a impressão de estar em quadrinhos, ou em um álbum de figurinhas. Por que uma linguagem tão clipada, com tantos personagens?

Tiago Santiago - Utilizo os recursos do folhetim, para sempre deixar ganchos, como Sherazade das "1001 noites" ou os clássicos que escreveram para jornais, como Dickens, José de Alencar ou Nelson Rodrigues. Os muitos personagens me ajudam a manter a novela no ar. Minha tendência agora é a redução do número de personagens para facilitar ao máximo a compreensão da história pela audiência, que está com o controle remoto na mão, lutando contra o hábito de só ver a concorrência.


A invasão dos extraterrestres tem alguma inspiração em filmes como Independence Day e A Guerra dos Mundos? Ou em outros filmes do gênero?

Tiago Santiago - Eu me inspirei sim em "A Guerra dos Mundos", de H.G.Wells. E Spielberg é uma referência obrigatória quando se fala de extraterrestres, vide "ET", "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" e a própria "Guerra dos Mundos", que também inspirou Orson Welles em sua célebre transmissão radiofônica.


Você acredita na existência de extraterrestres?

Tiago Santiago - Acredito que haja vida extraterrestre sim. O Sol é uma estrela entre 300 bilhões de estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea. Na galáxia vizinha, Andrômeda, há mais um trilhão de sóis. No Universo, há trilhões de trilhões de estrelas e planetas. Como dizia Carl Sagan, por que só nosso planeta teria a sorte de ter vida? A questão muito mais complexa é se há vida inteligente próxima a nós.Tenho um vizinho brigadeiro da Aeronáutica que admitiu diversos relatos de OVNIs no Brasil. Há toda uma teoria de que os governos escondem os fatos para não alarmar o povo. Pode ser tudo lenda, mas pode também não ser. A única certeza que tenho é que o tema é muito interessante, até porque relativiza a nossa existência humana, ao colocá-la em xeque.


E o que podemos esperar da chegada dos ETs na novela? O que eles farão com os humanos?

Tiago Santiago - A doutora Júlia (Ittala Nandi) - criadora dos mutantes - é uma extraterrestre, reptiliana, que faz experiências genéticas com DNA com dois objetivos: enfraquecer a humanidade através de mutações violentas para conquistar o planeta Terra; e explorar as potencialidades de adaptação da espécie reptiliana ao nosso mundo, através da utilização de corpos humanos. Os reptilianos são mutantes extraterrestres. Vieram de Marte, onde viviam no interior do planeta e sugaram os mares, e agora pretendem fazer o mesmo com nosso mundo. Tudo funciona como metáfora para um mundo profundamente ameaçado pela violência e pela guerra, como estamos vendo no Brasil. Veremos muitos conflitos, perseguições e abduções de humanos.


Quantos personagens ETs entram na trama?

Tiago Santiago - A princípio, estou entrando com naves (efeitos visuais) e tropas uniformizadas (figurantes). Juli (Babi Xavier) é reptiliana. Há uma "chefia oculta", ou seja, um dos personagens humanos é na verdade mais um reptiliano disfarçado. E em breve vamos escalar o Comandante Reptiliano. Também temos novos personagens intra-terrestres, humanos mais evoluídos, descendentes da antiga Atlântida, que migraram para o centro do mundo, na época do dilúvio, e fundaram o reino de Agarta.


E o que acha dos que te acusam de maniqueísmo exagerado na trama?

Tiago Santiago - Falam em maniqueísmo com pleno desconhecimento da minha dramaturgia. É verdade que tenho extremos de bondade e maldade em minhas novelas, sim - como Nininha e Lopo, em "Prova de Amor"; ou Maria e Júlia, em "Os Mutantes Caminhos do Coração" -, mas também sempre conto com dezenas de personagens com virtudes e qualidades. O Fredo (Petrônio Gontijo), por exemplo, tem um lado péssimo - porque quer exterminar todos os mutantes - e tem um lado herói, já que ele faz isso para defender a humanidade. Mesmo Samira (Bianca Rinaldi) já mostrou humanidade ao deixar a mãe Mariana (Myriam Pérsia) fugir. Poderia citar inúmeros outros exemplos que mostram que minhas novelas não são tão simplistas nem maniqueístas assim, ainda que eu realmente faça uma demonstração clara da dialética entre guerra e paz; amor e ódio; civilização e barbárie; saúde e doença; educação e ignorância; justiça e injustiça.


Desde que você está ai na Record, incomodando a concorrência, recebeu alguma sondagem para voltar para a Globo? Como foi?

Tiago Santiago - Na verdade, só encontrei casualmente amigos da Globo - como Eduardo Figueira, Marcos Marinho e outros - que manifestaram a vontade de me ter de volta, mas nunca recebi uma sondagem concreta, com vistas a uma proposta, até porque já avisei que estou contratado pela Record até 2012. Até lá com certeza espero incomodar muito mais a concorrência.

Nenhum comentário: