domingo, 7 de setembro de 2008

Blog 'Curtas e Quentes' mostra que as novelas, em geral, perderam 10 pontos


O blog "Curtas e Quentes" publicou no dia 04/09, uma matéria mostrando que não só a audiência de Os Mutantes vem caindo muito, como também a de A Favorita.

Entender o IBOPE... Esse é o quebra-cabeça que está na cabeça de muitos brasileiros. Inclusive de Jeferson, escritor do blog. A queda existe e o autor de Os Mutantes e de A Favorita não podem negar.
Sempre há uma desculpa. Horário Eleitoral, férias... Isso poderia explicar a queda dos índices de uma novela que estava se mantendo em 20, indo para 10? E outra novela, cujo a antecessora conseguia 50 e ela alcançou 30?
A resposta seria NÃO!
"Tanta empolgação para nada. A teledramaturgia da Record, um dos pilares da estratégia da emissora para minar a liderança da Globo, vive momentos difíceis em termos de audiência nas últimas semanas" -- afirma Jeferson, escritor do blog 'Curtas e Quentes'.

Jeferson continua:


"Veja só o desempenho de “Os Mutantes – Caminhos do Coração”. A trama de Tiago Santiago, a aposta da Record, fechou o mês de agosto em 14 pontos. E em setembro (até o dia 03) está registrando 13 pontos. Chamas da Vida tem igual movimento de queda. Em julho, quando estreou, a média da novela foi de 15 pontos. Agora em setembro (também até o dia 03), a novela está com 12 pontos.Enquanto isto, na Globo, “A Favorita” empacou em 36 pontos. Será que os telespectadores foram abduzidos pelos ET’s da novela da Record?"

De fato, o que Jeferson questiona não é brincadeira. As novelas passam por uma grande crise no Brasil. As audiências de ambas partes cairam. Leia mais um trecho do texto de Jeferson:
"Que maravilha, as novelas sem exceção despencaram na audiência. Há um mês a Globo marcava 37 e a Record 20, somando 57 pontos. Hoje a Globo marca 36 e a Record 13. Isto mostra que cerca de 10 pontos foram parar no espaço. Quando questionei isto há um mês fui acusado de estar em pânico porque às novelas da Record caíram. Queridos, quero que vocês fãs alucinados sintam na pele a realidade. O Horário Político não é desculpa para esta queda. Continuo batendo na mesma tecla: sou a favor do fim de monopólio, com isto, seria interessante surgir no mercado um outro instituto para bater de frente com os dados do Ibope, principalmente considerando os telespectadores do interior, uma vez que os dados são baseados apenas na Grande São Paulo, tornando os dados inconsistentes. As pessoas viajam para o interior no fim de semana, mas não deixam de acompanhar o seu programa favorito. Áqueles que acham que estou preocupado com a audiência das novelas da Record, prepare-se vem estréias por aí e as coisas podem ser assustadoras."

Nenhum comentário: