segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mudando de assunto: Record perde vice-liderança para o SBT

Record não é mais líder

Festa no SBT, choro e ranger de dentes na Record. No mês de agosto, a emissora de Silvio Santos voltou a ser vice-líder absoluta de ibope nas 24 horas do dia, segundo dados consolidados de audiência obtidos pela coluna Ooops, da UOL, nesta sexta-feira.

Das 6h às 6h, o SBT registrou 6 pontos em agosto, contra 5 da Record (e 16 da Globo, sempre líder inconteste). Cada ponto equivale a 55,5 mil lares que estão sintonizando aquele canal somente na Grande São Paulo.

Depois de quase um ano em terceiro lugar, o SBT voltou a superar a rival Record em praticamente todas as faixas horárias. A saber:

Das 7h às 12h: SBT marcou 6 pontos; a Record ficou em terceiro com 4; e Globo em 1º, com 12.

Das 12h às 18h: SBT teve 7 pontos; a Record atingiu 6; e Globo em 1º com 18 pontos.

Das 18h à 0h foi o único horário que o SBT ainda não ultrapassou a Record. Mas encostou bem: 9 a 10 para a Record; e Globo em 1º, com 29 pontos.

A reação do SBT começou no final do primeiro semestre, e decolou com a reestréia de "Pantanal".

Na primeira quinzena de junho, de segunda a sábado, o SBT teve 5,3 pontos de ibope nas 24 horas do dia. Esse índice subiu para 5,9 pontos no mesmo período em julho. Naquele mês fora a única grande emissora a subir em audiência: 11%.


Os fatores que levaram o SBT á vice

1) o ibope matinal da emissora cresceu; os desenhos voltaram a bater Ana Maria Braga e a Record em vários dias;


2) O ibope do horário nobre no SBT decolou com a reexibição de "Pantanal". A audiência do SBT nessa faixa subiu mais de 25%: a emissora recuperou em parte aquele "1 em cada quatro telespectadores" que havia perdido nos últimos quatro anos.


3) Em outros horários, como o "SBT Brasil", com Cesar Filho cobrindo férias de Carlos Nascimento, o ibope também subiu tão consideravelmente que começou a influenciar também no bom ibope de "Pantanal" (a novela chegou a começar com ibope já próximo de 10 pontos, algo inédito este ano na emissora.


Por outro lado, a Record se distanciou do SBT num horário que jamais teve tradição: as madrugadas. Entre junho e julho, também graças ao polêmico e cada vez mais policialesco "Fala que Eu Te Escuto", a Record cresceu impressionantes 46% no horário da 0h às 6h. Já o SBT caiu 4%.


Comunicado oficial do SBT

O mês de agosto trouxe resultados excelentes para o SBT. Após a notícia de que, em agosto, a emissora foi a vice-líder isolada de audiência no estado de São Paulo, agora é a vez do SBT ser o vice-líder isolado também em todo o Brasil, segundo o Ibope/MMW.


Nas 24 horas do dia, a média de agosto foi de 6 pontos, enquanto a primeira obteve 16 e a terceira, 5. O SBT também se sobressaiu nas faixas entre 7h e 12h, com 6 pontos contra 12 da primeira e 4 da terceira.Entre 12h e 18h, o SBT também foi vice-líder. Garantiu 7 pontos, contra 18 da primeira colocada e 6 da terceira.


Comunicado oficial da Record

"A Record tem um projeto, mas qual é o do SBT?", questiona a Record em comunicado oficial.

O "projeto" a que se refere a Record inclui investimentos em infra-estrutura e pessoal que somam uma quantia em torno de R$ 250 milhões e R$ 300 milhões por ano.

A novela "Pantanal", do SBT, desempenha um papel importante na resposta da emissora de Silvio Santos ao crescimento da Record.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu que a culpa não é sua mas antes dessa abduções a novela tinha mais audiência e a record tambem mas agora, resta deixar de assistir! e esperar vendetta no próximo ano! já que a liliana, miriam e petrônio vão estar lá alem do jean fercondine