sábado, 19 de julho de 2008

Por trás das câmeras da novela "Os Mutantes"


"Um roteiro fantástico! Capaz de resgatar a arte de brincar e de se divertir, que nós adultos já esquecemos". Exatamente desta maneira é que os atores de "Os Mutantes – Caminhos do Coração", da Rede Record, descrevem a novela que vem conquistando o Brasil.


Por volta das 14 horas desta quinta-feira (17), ainda podíamos ver alguns atores chegando ao estúdio. No caminho que liga uma ala a outra do grande Complexo de Teledramaturgia da Rede Record, cruzamos com outros tantos que já estavam de maquiagem desfeita e a caminho de casa.


Durante toda a pausa pós-almoço, veteranos e iniciantes se misturavam em pequenas salas para descansar das gravações, que começaram ainda de manhã e se estenderiam pela noite. Em uma das salas estavam Antônio Pitanga e Sérgio Malheiros. Logo depois, chegou a atriz Juliana Xavier para se juntar à conversa. "Como foi a cena?", perguntou o mestre Pitanga à jovem atriz. "Foi boa. Foi ótima", respondeu a menina, que ainda estava com as lentes cor-de-laranja que caracterizam sua personagem Ágata, a menina águia da novela.


Em uma olhada rápida por um dos camarins, víamos atrizes passando o texto da cena seguinte, enquanto eram impecavelmente penteadas. "Ah, meu Deus! Vão me filmar agora? (risos) Espera só eu tirar esses bóbis do cabelo!", disse a atriz Miryam Pérsia, que interpreta a Mariana, mãe das personagens principais, as gêmeas Maria e Sabrina.


Aos serem entrevistados pelo Famosidades, todos os atores fizeram questão de convidar o expectador para assistir à novela. "Eu sei que em questão de audiência não estamos precisando disso, pois 'Os Mutantes' já é sucesso absoluto em todo o país!", reforçou o pai de Camila e Rocco Pitanga, que também está na trama.


No ar desde o começo do mês de junho, o folhetim escrito por Tiago Santiago tem se mantido no segundo lugar no ranking de audiência. Mérito dos 18 pontos que faz, em média, no horário em que é exibido, por volta das 21h.


"O pessoal precisa de um pouco de silêncio para filmar", pediu gentilmente o segurança do local. Logo depois, terminou a gravação de uma das cenas do tipo complicada - aquelas em que os atores e atrizes têm que imaginar uma contracena com seus colegas - que havia durado duas horas até os ajustes finais. E então a atriz Bianca Rinaldi, a mutante protagonista, saiu do set de filmagem com cara de quem via a luz do dia pela primeira vez.


Totalmente à disposição, Bianca explicou como é interpretar duas gêmeas tão diferentes. A atriz confessou que foram necessárias aulas intensas de luta e que aposta na boa preparação física que tem para a composição de Maria e Samira. "Elas têm corpos diferentes, posturas diferentes. A Samira, por exemplo, é mais sensual, mais misteriosa e, por isso, tem um corpo mais molinho. Já a Maria é mais dura, mas séria", disse a atriz que, além da novela, tem planos de fazer teatro em 2009.


Ao entrar no estúdio e ver o cenário pronto para as filmagens, percebemos que o clima lá dentro é de total concentração. De um lado, atrizes relembravam as falas que viriam a seguir, enquanto uma das produtoras acompanhava o script para garantir os acertos. Por trás das câmeras, estavam dezenas de contra-regras, especialistas de áudio e luz e assistentes de direção. Todos zelando para que o público tenha em casa um material da maior qualidade.


"Mais essa cena e depois vocês vão descansar", disse uma das assistentes às atrizes. Quando escutassem o "corta!" vindo do diretor Alexandre Avancini, saberiam, então, que o dever foi cumprido. É mais uma seqüência que está pronta. Agora, só depende dos retoques da equipe de edição, que aos poucos vai acrescentar raios, luzes, fogo e todo tipo de efeitos especiais que garantem os super poderes dos mutantes e que chamam a atenção dos espectadores.


O trabalho dos atores acabou ali.




MSN Entretenimento

Nenhum comentário: